Nossa Cartilha


Clique e se divirta com Hemoleque e sua turminha!
Aqui você tem a versão digital da cartilha.



Conheça o Projeto

O Programa Doador do Futuro foi instalado pelo Hemonúcleo de Franca em 2008 com a finalidade de conscientizar os alunos da rede de ensino sobre a importância da doação voluntária de sangue. O programa é pioneiro em nossa região e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação. O projeto alcançou o sucesso esperado, conscientizou mais de mil e quinhentos alunos da rede municipal de ensino.

Os professores multiplicadores foram orientados no Hemonúcleo de Franca por uma equipe de profissionais para serem multiplicadores de informação nas escolas. Houve também, ao longo do período escolar, oficinas educativas nas escolas realizadas pela equipe do Hemonúcleo com o apoio dos professores.

Todo material educativo foi criado especialmente para o público infantil com linguagem informal e visual que facilite a fixação do conteúdo. Durante todo o trabalho, valores positivos como solidariedade, cidadania e hábitos saudáveis foram trabalhados pelos professores multiplicadores.

O objetivo do programa é favorecer a maior aproximação entre a Instituição Hemocentro e as escolas num direcionamento único de esclarecer e orientar a comunidade sobre a importância da doação de sangue.

Em 2009, as atividades do Programa Doador do Futuro iniciam em março. Essa ano, além dos times de Basquete e as escolas da rede municipal, os alunos das escolas estaduais também estão convidados a participar.

Nas escolas estaduais, o programa vai trabalhar com alunos do ensino fundamental e médio, na faixa etária de 11 a 17 anos. Está previsto para o primeiro semestre conscientizar de 3.000 alunos entre 07 e 17 anos. O Núcleo de Hemoterapia de Franca vai desenvolver atividades educativas com professores e alunos.

Outra novidade para essa edição é uma nova ferramenta educacional. Através da parceria com a operadora de celular, VIVO, professores e alunos receberão mensagens educativas em seus celulares. A idéia é manter os professores atualizados e sensibilizados para serem multiplicadores de ações com os alunos e manter-los ligados nas atividades do programa. Esta comunicação em rede vai favorecer a divulgação das ações e maior extensão do programa.

O Hemocentro acredita que é de fundamental importância os programas educacionais e de conscientização para formação de cidadãos comprometidos com a sociedade, aumentando assim o número de doadores de sangue regulares. E que num futuro próximo, os Hemocentros do país possam trabalhar com melhores estoques de sangue, com maior segurança e qualidade para os pacientes que dependem de transfusões de sangue para sobreviver.