Centro de referência na coleta de sangue de Ribeirão Preto

O Hemocentro de Ribeirão Preto foi criado em 1990, como parte da ação do Governo do Estado de São Paulo, face a grave situação em que se encontrava o país e o estado em relação à questão do sangue. O Hemocentro de Ribeirão Preto, Departamento do HCFMRP-USP constitui um "Centro de referência" na coleta, processamento e distribuição de sangue para uma região de abrangência composta de 187 municípios de aproximadamente 4 milhões de habitantes.

Desenvolvedor de um constante programa de pesquisa

Integra uma rede composta por quatro núcleos de Hemoterapia (Araçatuba, Fernandópolis, Franca e Presidente Prudente); quatro unidades de Hemoterapia (Batatais, Bebedouro, Olímpia e Serrana), um Posto de Coleta em Ribeirão Preto, além de várias Agências Transfusionais.

Seus procedimentos operacionais estão certificados pela NBR ISO 9001: 2008 e acreditado pela AABB - American Association of Blood Bank.

Desenvolve ainda um constante programa de pesquisa nas áreas de Hemoterapia, Hematologia, Transplante de Medula Óssea, Transplante de Células Tronco, Produção de Proteínas Recombinantes, Biologia Molecular e Celular e Química de Proteínas.

Dispõe de laboratórios de Biologia Molecular e Celular, Criobiologia, Análise de Genética Molecular, Citometria de Fluxo, Bio-Informática, Química de Proteínas e HLA. Seus pesquisadores no estudo das propriedades das células e suas modificações, como sequenciamento de DNA; do genoma e análise proteômica, visando a criação de instrumentos de diagnóstico e tratamento no campo da terapia celular.

Desenvolve extenso e permanente programa educacional que inclui o treinamento e desenvolvimento de profissionais médicos, enfermeiros, biologistas, fisioterapeutas e técnicos de laboratório. Estas atividades são estendidas a especialistas e pesquisadores da área, dentre eles alunos de pós-graduação, residentes em hematologia e hemoterapia, alunos de graduação.

Destaca-se também os cursos e treinamentos e desenvolvimento oferecidos aos profissionais de ciência do ensino médio e fundamental da região de Ribeirão Preto.

Oferece de forma sistemática e permanente cursos para a formação de especialistas em biologia molecular, em nível de mestrado e doutorado.

Apoia a Escola Brasileira de Hematologia desde 1992, com o objetivo de promover a educação continuada de médicos nas áreas de hematologia e hemoterapia, trazendo benefícios não só na experiência científica, mas especialmente na prática clínica.

A partir de 2002, em convênio com a FIPASE/RP - Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto - e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, implanta em suas dependências a INBIOS - Incubadora de Empresas de Biotecnologia em Saúde, com o propósito de transformar as pesquisas em produtos que melhorem a qualidade dos serviços prestados nos hemocentros e desenvolva insumos para a produção através das empresas incubadas.